Season Libraries - Ep. 04: Library DateTime - Manipulação de Data e Hora


Olááá Robotizadores pontuais deste blog!!! Hoje vamos falar de uma library utilitária, sim uma library que disponibiliza recursos que podem ser muito úteis nos testes de qualquer sistema. A primeira library utilitária que vamos falar é a DateTime, para manipularmos datas e hora no Robot!!!



01 - A library DateTime

DateTime é uma library do tipo Standard, então você não precisará baixá-la e nem instalá-la, ela já vem com o Robot. Mas para utilizá-la nos seus testes você precisará instanciá-la:

*** Settings ***
Library     DateTime


Com ela você poderá criar e converter valores de data/hora com as keywords Get Current Date Convert Time, por exemplo e poderá também fazer cálculos simples com as keywords Subtract Time From Date e Add Time To Time, por exemplo.

É muito importante se atentar ao FORMATO das datas que você estiver trabalhando!!! Talvez, antes de manipular, você terá que converter para que fiquem uniformes!


02 - Exemplo de uso

Trago aqui um exemplo bem bacana que surgiu inclusive no nosso Slack (se você ainda não faz parte, corre lá!), nesse exemplo eu quero saber quantos meses têm entre duas datas:




E aí curtiu??? Lembre-se de deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários!! Até a próxima robotizadores!!!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[ATUALIZADO] Season Libraries - Ep. 01: Library Faker para informações aleatórias e fakes

Novo Curso: Robot Framework com Playwright e GitHub Actions

Season WEB Testing - Ep. 03: Open Browser - Chrome Options