Season Scripts - Ep. 02: Setup e Teardown
Oláááá robotizadores!!! Neste post vamos falar de duas importantes seções de um teste: o Setup e o Teardown. Para quem ainda não trabalhou com eles, eu explico: Setup é a inicialização do seu teste, basicamente podemos dizer que são os pré-requisitos e configurações necessárias para que seus testes sejam executados e o Teardown é o encerramento do seu teste, onde executamos as pós-condições, geralmente ele encerra o que o Setup iniciou. Vamos ver como funciona no Robot Framework...Bora lá?
01 - O Setup
Existem dois tipos de Setup no Robot Framework: o Test Setup e o Suite Setup. Como o próprio nome já diz, o Test Setup inicializará as configurações para cada teste e o Suite Setup inicializará para a suite. Fique atento à sua necessidade e lembre-se de que o Test Setup irá executar os comandos sempre antes de iniciar cada teste e o Suite Setup apenas ao iniciar a Suite.
Exemplo Setup |
02 - O Teardown
Assim como o Setup, também existem dois tipos de Teardown no Robot Framework: o Test Teardown e o Suite Teardown. Funcionam iguais ao Setup, porém são executados após um teste ou após uma suite.
Exemplo Teardown |
03 - A implementação
Os Setup e os Teardown são declarados no seu arquivo TestCases e a implementação deles fica na seção/arquivo Keywords. Abaixo é a implementação dos exemplos citados acima:
Exemplo implementação do Setup e Teardown |
04 - Boas práticas
Os Setup e os Teardown devem ser bem pensados antes de serem escritos, analise com calma e estude a possibilidade de serem implementados em uma única keyword apenas. Tente usar nomes que descreva o que é feito. Seguem exemplos:
Exemplo de boa prática para declarar Setups e Teardown |
Referência: https://github.com/robotframework/HowToWriteGoodTestCases/blob/master/HowToWriteGoodTestCases.rst
E aí?? Gostaram??? Bora praticar a utilização de Setup e Teardown e deixar seu teste poderoso? Até mais robotizadores!
Comentários
Postar um comentário