[NOVO] Nossa experiência com o Robot Framework em 2 anos e 6 meses...





Olááá robotizadores!!! Em jan/2018 eu fiz um post relatando minha experiência com o Robot Framework de 6 meses. E acho que chegou a hora de dizer o por que ainda estamos com ele, são 2 anos e 6 meses!!! Chega mais que vou te contar...



Abaixo vou citar os pontos que nos fizeram continuar e estar até hoje utilizando esse framework "maravilindo"!!! As primeiras impressões eu citei nesse post aqui, confere lá se você ainda não leu!!


01 - Produtividade

Com a produtividade do framework:
- Não precisamos nos preocupar com linguagem para automatizar, pois ele usa a abordagem keyword-driven com bela documentação disponível.
- Não precisamos nos preocupar com log/report, pois o dele nos atendeu perfeitamente.
- Não precisamos nos preocupar com ambientes, pois ele é multiplataforma e roda no nosso CI/CD lindamente.
- Tudo que precisamos automatizar nós conseguimos e raras foram as vezes que tivemos que por a mão no Python, quando precisamos, o Python nos atendeu lindamente também!!
Tiramos vários empecilhos da frente utilizando esse framework e desde sempre entregamos testes automatizados rapidamente!


02 - Genérico e expansível

Todos os projetos que apareceram para o meu time, o Robot deu conta. Hoje nossa aplicação chefe é uma aplicação de integração que envolve vários micro-serviços e tecnologias assícronas. É uma integração assíncrona com mensageria e foi necessário eu automatizar conferências em RabbitMQ, ElasticSearch, Redis, MongoDB, S3 Server. Temos comunicação REST e SOAP nesse escopo, conferências de PDF, JSON e XML. Em todos os casos as libraries já existentes para o Robot nos atenderam, a única que modificamos por opção nossa foi a RabbitMQ para ela trabalhar com HTTP e a MongoDB tivemos que migrar para ser compatível com Python 3, o que foi muito simples, pela facilidade e poder do Python. Fora isso, todos esses testes rodam hoje em pipeline, no GitLabCI, tranquilamente. Nosso Robot roda em um container docker, bem redondo!!!
Hoje, incluindo outros micro-serviços que temos, já automatizamos cerca de 600 casos de teste (na grande parte desses 2 anos e meio foram 2 QAs no time), a maioria são casos de teste de APIs, um pouco de WEB e Desktop.


03 - Usamos o ATDD a nosso favor

Por termos escolhido trabalhar com ATDD, padrão sugerido pelo Robot Framework, o P.O. já cria cenários no padrão BDD em que automatizamos e esses nossos cenários automatizados, ao final, servem de documentação. Além de ser um padrão a ser seguido por todos que automatizam cenários nele!!


04 - Aprovação dos DEVs, independente da stack de desenvolvimento

Todo o time de DEVs aprovou o uso do Robot Framework e todos já fazem manutenções nos cenários quando necessário, hoje estamos entrando em uma nova fase onde os DEVs também irão automatizar cenários do zero no Robot Framework, uma maturidade que ainda não tínhamos e que servirá para eu QA, poder ter tempo para testes de performance e segurança (nova meta do nosso time!).
Meu time é híbrido, temos DEVs Delphi, Java e Python, TODOS conseguem usar o Robot e o Python se necessário, a stack do time não foi empecilho para a escolha do framework!!!


05 - Aprendi Python e boas práticas de desenvolvimento

Com o tempo fui aprendendo Python, não foi necessário saber Python para automatizar com o Robot, quero deixar isso BEM CLARO hehehe!!!! Mas me fez ter curiosidade em aprender como funcionam as libraries por baixo dos panos, e o que aprendi sobre Python me permite hoje corrigir bugs nas nossas aplicações Python (um pontão positivo pro meu time!!)
Também contei com a ajuda dos DEVs, em termos de boas práticas de desenvolvimento, para criar suítes e keywords do Robot bem reutilizáveis o que nos facilita em manutenção e melhora a produtividade!


06 - Comunidade

Diferente de 2017, quando comecei, hoje as comunidades gringa e brasileira cresceram muito e sempre quando precisei de suporte e ajuda a comunidade me atendeu!!! Temos documentação poderosa, comunidade no Slack Gringo, comunidade no Slack brasileiro e grupo de WhatsApp pt-br constantemente movimentado!!! E também tem os cursos pt-br!!!



Ponto fraco

O ponto fraco, na minha visão, é a automação Desktop, ele perde em benefícios comparados à frameworks tipo TestComplete, mas é possível sim automatizar Desktop com ele, principalmente pela possibilidade de mais de um recurso, como combinar AutoItLibrary + SikuliLibrary + WhiteLibrary, por exemplo.

No mais, não encontramos demais empecilhos que nos fizessem querer mudar de framework, até hoje nada nos motivou a isso!!!



Espero que esse post ajude você a conhecer mais sobre o framework, esse é o meu ponto de vista e experiência em relação a ele, lembrando que o uso com sucesso dele dependerá do bom uso das LIBRARIES e estudo da DOCUMENTAÇÃO dele!!! Vejo muitas pessoas usando Robot, mas criando muita coisa em Python para usar nele, sendo que já existe muita coisa boa pronta para usar, não vamos reinventar a roda certo??? #WORKSMARTNOTHARD

Até a próxima robotizadores e vaaaleu!!!

Comentários

  1. May cade o canal no youtube seu eheheheh demoro!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Man cria um canal e passa esse conhecimento, seria muito bom, estou começando a usar o robot Frameworrk com zooba para automação desktop agora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[ATUALIZADO] Season Libraries - Ep. 01: Library Faker para informações aleatórias e fakes

Novo Curso: Robot Framework com Playwright e GitHub Actions

Season WEB Testing - Ep. 03: Open Browser - Chrome Options