Season Scripts - Ep. 03: Tipos de variáveis e seu uso


Olááá Robotizadores!! Nesse post vamos falar um pouco sobre como trabalhar com os diferentes tipos de variáveis do Robot Framework... Sim! Não temos somente a ${VAR}, chega mais e conheça a @{LISTA} e &{DICIONARIO}!!!




Tipo Simples

O tipo mais comum é o simples, ele é declarado com o $, exemplo ${NOME}.

Tipo Lista

O tipo lista permite que você guarde vários itens em uma única variável. Ele é declarado com o @, exemplo @{FRUTAS}. Os valores são acessados pelo índice que se inicia do zero.

Tipo Dicionário

O tipo dicionário permite que você guarde atributos de um objeto em uma única variável. Ele é declarado com o &, exemplo &{PESSOA}. Os valores são acessados pelo OBJETO.argumento.

Exemplos:

OBS.: Quando você utiliza um valor único da lista ou dicionário, ela se torna simples, por isso no exemplo acima usamos com o $.

Figura 01: LOG com o uso das variáveis

Esses tipos de variáveis podem deixar seu teste mais limpo e organizado!! Use sem moderação!!! Até a próxima robotizadores!

Comentários

  1. Adorei o post. começei hoje a olhar o robot e estou adorando. Mas tenho uma dúvida. como faço para Pegar um elemento do campo X e alimentar o campo Y(com o conteúdo do campo X) ?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[ATUALIZADO] Season Libraries - Ep. 01: Library Faker para informações aleatórias e fakes

Novo Curso: Robot Framework com Playwright e GitHub Actions

Season WEB Testing - Ep. 03: Open Browser - Chrome Options