Season Tutoriais - Ep. 05: Escrevendo os testes com Tabela de Dados [data-driven style]


Olááá robotizadores! Neste post vou mostrar um exemplo de como escrever no Robot Framework com tabelas de dados. Se você precisa entrar com diversos dados em um mesmo teste, esse exemplo é para você!!! Acompanhe... Se ainda não viu nosso primeiro exemplo Season Tutoriais - Ep. 03: Escrevendo o primeiro teste [keyword-driven style] dê uma conferida antes!!!



Passo 01: Criando o teste com tabela de dados [test template]

Quando você precisar usar uma tabela de dados, você terá que criar um TEST TEMPLATE na seção Settings indicando qual teste da seção Keyword é o teste que se repete para cada dado de sua tabela.


Segue exemplo:


- Na seção Keywords, criamos nosso teste "Validar pesquisa de postagens" que é o passo-a-passo que será repetido para cada Test Case informado em forma de tabela de dados. Veja que ele recebe 02 argumentos, que são os meus dados de entrada da tabela de dados.
- Na seção Test Case, eu fiz a tabela com 3 colunas: Título Teste | Busca | Título Post. Busca e Título Post são os dados que irei passar para o meu teste, e para cada cenário, crio uma linha, onde no meu exemplo, são 03 cenários (com dados diferentes) a serem testados.


Passo 02: Criando o resource

Implemente os testes no Resource.robot conforme necessário. O legal é que é o MESMO resource do exemplo do teste em BDD, que se você ainda não viu, dá uma olhadinha lá para ver como é o teste em BDD. Exemplo:



Passo 03: Execução

A forma como executar seu teste permanece a mesma já explicada no post Season Tutoriais - Ep. 03: Escrevendo o primeiro teste [keyword-driven style]. Mas o "como" o Robot Framework executará muda, pois neste caso, ele executará 03 cenários utilizando apenas um teste ("Validar pesquisa de postagens"). Ficando assim:




Muito bom não é? Agora você já sabe testar com os 03 estilos que o Robot Framework disponibiliza!! Já escolheu o seu???? Bora lá... Ahhh! É possível mesclar BDD + data-driven!! Aguarde um post em breve com exemplo!!!

Se preferir baixe o projeto no meu GITHub e execute. Se tiver dúvidas ou problemas deixe o seu comentário!!! Então até a próxima robotizadores!! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[ATUALIZADO] Season Libraries - Ep. 01: Library Faker para informações aleatórias e fakes

Novo Curso: Robot Framework com Playwright e GitHub Actions

Season WEB Testing - Ep. 03: Open Browser - Chrome Options