Season Editores - Ep. 04: ATOM - Configurando o ATOM para o Robot Framework



Olááááá robotizadores!!! May Fernandes de volta aqui para mostrar como uso o meu ATOM para trabalhar com o Robot Framework!!! Gogogo robotizar com o ATOM!




1 - Caso ainda não conheça o ATOM, seguem os passos para instalar o editor e as extensões

  • Faça o download e instale https://atom.io/
  • Após instalá-lo, vá no menu Packages -> Settings View -> Open (ou Ctrl+Vírgula) -> Install, digite na barra de busca que aparecer o nome das extensões citadas nesse post e clique em "Install", espere instalar e se o ATOM sugerir para reiniciá-lo, então reinicie!
  • Após instalado, o plugin disponibilizará o botão "Settings" para você poder acessar as configurações dele.
  • Para acessar os plugins já instalados, vá em Packages -> Settings View -> Open (ou Ctrl+Vírgula) -> Packages.


2 - Extensões do ATOM que eu utilizo

  • language-robot-framework by wingyplus
    • Essa é a extensão que reconhece a linguagem robot e interpreta os arquivos .robot destacando com cores os itens como variáveis, nome de keywords, seções, etc.
  • autocomplete-robot-framework by gliviu
    • Essa é extensão "Intellisense" que sugere e auto completa as keywords.
  • hyperclick-robot-framework by gliviu
    • Essa permite o CTRL+click nas keywords e redirecionamento para a implementação da mesma.


    2.1 - Ajuste na extensão language-robot-framework

    Houve uma atualização recente no plugin do Language-Robot Framework que deixou ele com a cor da sintaxe diferente, eu particularmente não gostei, pois os casos de teste e seus passos ficaram todos da mesma cor, então arrumei o plugin manualmente para ficar como antes e destacar as palavras do Gherkin também, seguem instruções para quem quiser fazer também:
    1. Baixe o arquivo robottxt.cson do meu GitHub
    2. Feche o ATOM.
    3. Substitua o arquivo robottxt.cson no diretório de instalação do ATOM, no meu caso foi: C:\Users\may.fernandes\.atom\packages\language-robot-framework\grammars. Verifique o diretório correspondente a sua instalação do ATOM.
    4. Abra o ATOM novamente.


    3 - Habilitando o terminal no próprio ATOM

    #FICAADICA: Terminal no ATOM

    Eu particularmente gosto muito de executar os testes dentro do próprio ATOM, então para isso habilito um plugin de terminal, assim fica tudo na mesma tela:
    • platformio-ide-terminal by platiformio
      • Após instalar esse plugin eu modifico o shell que ele irá usar e coloco o CMD do Windows. Para isso vá no Settings do plugin, no campo Shell Override e cole o diretório do seu shell preferido, no meu caso foi C:\Windows\system32\cmd.exe.

    Aí para abrir o terminal no ATOM eu clico no + que fica no rodapé:




    4 - EXTRA: Agora seguem as "firulas" que uso, outros plugins para customização e produtividade (não necessariamente para Robot)

    • file-icons
    • gitlab-manager
    • highlight-selected
    • open-in-browsers
    • tool-bar e tool-bar-main

    E é isso pessoal ATOMzeiro, é assim que uso meu ATOM para escrever e executar os meus testes do Robot Framework! Até a próxima!!

    Comentários

    1. Oiee, estou amando o conteúdo do blog!!! Parabéns!

      ResponderExcluir
    2. No linux/debian muda um pouco, não conseguir alterar o arquivo robottxt.cson e nem mudar pro terminal do linux.

      ResponderExcluir

    Postar um comentário

    Postagens mais visitadas deste blog

    [ATUALIZADO] Season Libraries - Ep. 01: Library Faker para informações aleatórias e fakes

    Novo Curso: Robot Framework com Playwright e GitHub Actions

    Season WEB Testing - Ep. 03: Open Browser - Chrome Options