Season Libraries - Ep. 07: SSHLibrary - Execução de comandos do Secure Shell

 
Olááá Robotizadores!!! Prazer, eu sou o robotizador Filipe Salvador Silveira e invadi com autorização =D esse blog para mostrar um exemplo simples de execução de script no Secure Shell, através do nosso querido Robot Framework. Let's bora?




#FICADICA: Lembrando que é necessário que você já tenha uma noção sobre o Robot Framework!!! Se ainda não tem, dá uma olhadinha nos primeiros posts do blog!!!


01 - Instalação da library SSHLibrary

pip install robotframework-sshlibrary


02 - Escreva seu código no Robot Framework

Segue abaixo um exemplo simples de código usando a biblioteca SSHLibrary, esse exemplo foi feito com base no cenário que funcionou no meu ambiente, talvez seja necessários ajustes para funcionar no seu ambiente.

 

03 - Considerações sobre o exemplo

01 - Conforme já mencionado acima, o exemplo foi baseado em um cenário que funcionou na minha realidade, mas existe outras keywords, com formas diferentes de executar um comando de Shell Script, eu usei "Write" combinado com "Read Until Prompt" e "Read", outra forma por exemplo seria "Start Command" combinado com "Read Command Output". 

Aconselho a darem uma lida na documentação oficial da SSHLibrary clicando aqui, e ir testando todas as formas de execução de comandos contidas nela, até encontrar aquela que se adapta melhor a sua realidade. 

02 - Antes de realizar qualquer comando de Shell Script, se faz necessário abrir a conexão com o banco de dados e após a execução de todos os comandos, é aconselhável fechar a conexão, no exemplo acima a abertura de conexão está no TestCase "Open Connection And Log In" e encerramento da conexão está no "Close SSH Connection", é recomendável usar esses dois test cases dentro do Setup e Teardown respectivamente, caso não saiba fazer isso, aconselho a ler o post Season Scripts - Ep. 02: Setup e Teardown da May.

04 - Considerações sobre a Execução

A execução ocorre em segundo plano, ou seja, ele não abre nenhum terminal extra durante os testes, contudo todo o processamento poderá ser visualizado no terminal que está executando os testes e, também posteriormente no log do robot.


E aí o que acharam???? O exemplo supracitado está disponível no meu GitHub ... Abraço robotizadores!!! See you later!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[ATUALIZADO] Season Libraries - Ep. 01: Library Faker para informações aleatórias e fakes

Novo Curso: Robot Framework com Playwright e GitHub Actions

Season WEB Testing - Ep. 03: Open Browser - Chrome Options